Categories
Blog Comportamento Entrevista Web

Fábio Seixas, Blogueiro

Esta é uma das entrevistas, que surgiram como conseqüência direta do meu Post sobre a Blogosfera (sic!) Brasileira e suas motivações.

O Fábio Seixas é "Empreendedor serial, tecnologista por natureza, marketeiro por curiosidade e surfista de meia-tigela". Óbvio, ele também é um Blogueiro

Caparica:
Quando vc começou a "blogar", qual era a tua motivação?

Fábio Seixas:
Creio que a motivação principal foi ajudar a organizar meus pensamentos compartilhando-o com outros, enriquecendo assim as próprias idéias.

Caparica:
Quanto tempo você já tem como blogueiro?

Fábio Seixas:
1 ano e 6 meses.

Caparica:
Hoje em dia, quais são as suas motivações?

Fábio Seixas:
Criar notoriedade e influenciar positivamente o desenvolvimento de outros que estão no mesmo caminho.

Caparica:
Como assim "notoriedade"? No sentido de servir como referência de alguma forma?

Fábio Seixas:
Sim. Acredito que o melhor que um blog pode trazer para seu autor é justamente criar meios para que as pessoas percebam o quanto aquele determinado autor é referência em alguma área.

Caparica:
Certa vez li algo seu falando sobre um blog servir como um "cartão de visitas". Neste sentido, você encara o seu Blog como alguma forma de empreendimento? Visando ‘construir uma identidade’ profissional dentro de um determinado nicho…

Fábio Seixas:
Não. Creio que um empreendimento é algo que dá lucro direto. Não é o caso do meu blog, não neste momento pelo menos. Meu blog tem o objetivo de ser um cartão de visitas mais completo, com conteúdo. Os resultados que ele traz são indiretos e muitas vezes intangíveis.

Caparica:
Você conseguiria citar um exemplo ou um "causo" de retorno indireto que já conseguiu com o seu blog funcionando como um Cartão de Visitas "mais completo"?

Fábio Seixas:
O primeiro retorno perceptível é conhecer pessoas fantásticas. Através do blog conheci pessoas como Carlos Merigo, Mauro Amaral, Cris Dias e Raphael Vasconcelos entre muitas outras. Hoje em dia, para ser bem sucedido em qualquer área é importante ter uma boa rede de relacionamentos. O blog ajuda muito neste sentido. Outro exemplo foi ter participado do 11º Encontro de Web Design como palestrante.

Caparica:
Como vc encara o uso desenfreado de técnicas de SEO e se isto, em sua opinião pode ter algum impacto negativo na credibilidade de um Blog?

Fábio Seixas:
Depende do objetivo do blog. Se o objetivo é ganhar dinheiro diretamente com ele, utilize todas as armas para seu blog ser um grande gerador de lucros, mas em termos de notoriedade, o máximo que irá conseguir é ser notório em como utilizar bem as técnicas de SEO. E sua credibilidade neste quesito será alta. E você terá atingido seu objetivo.
 
Mas se o objetivo for outro, não creio que o uso desenfreado dessas técnicas ajudem em alguma coisa.

Caparica:
Você consegue estabelecer perspectivas para o seu blog nos próximos anos?

Fábio Seixas:
Espero continuar criando conteúdos interessantes e relevantes. O restante vêm como conseqüência.

Caparica:
Que parte da "Atividade de Blogar" te proporciona mais prazer?

Fábio Seixas:
Certamente é quando você acaba de escrever um daqueles posts excelentes, que dão orgulho de publicar.

One reply on “Fábio Seixas, Blogueiro”